SAIBA A ORIGEM E ENTENDA O 'MEME DO CAIXÃO', O VIRAL QUE TOMOU A INTERNET NESSA QUARENTENA



O uso massivo da internet em tempos de isolamento dos que podem ficar em casa trouxe o primeiro grande meme da quarentena, que surgiu, como a maioria, sem dar grandes explicações. Neste caso, porém, além de divertir, o "meme do caixão" deixou muita gente confusa. E, de fato, ele pode assustar quem está se aventurando pelas redes sociais só porque não tem opções de diversão fora de casa, em meio à pandemia de Covid-19.

Para além dos episódios que aparecem como a primeira parte do meme, o que chama atenção é que a dança com o caixão é, sim, uma gravação de verdade. A cena incomum é proveniente de funerais realizados em Gana, na costa oeste da África, gravados para uma reportagem realizada pela BBC em 2017.

A dança em funerais é uma cerimônia tradicional não só no país, mas em várias regiões do continente africano, onde diferentes tipos de rituais fazem referência à vida, e não à morte. Por isso, o clima se assemelha muito mais a um batismo do que a um velório e causa a estranheza, que é o ingrediente especial deste meme.

No entanto, esta coreografia com mais malabarismos foi uma invenção de Benjamin Aidoo, um carregador de caixões profissional ganês. Ele contou à BBC que pensou que a nova maneira de executar seu trabalho poderia trazer mais alegria aos funerais:

“Quando o cliente vem até nós, perguntamos: ‘Você quer algo solene ou um pouco mais de teatro? Ou talvez uma coreografia?', disse Aidoo à BBC. “É só pedir que nós fazemos.”

Certamente Aidoo não fazia ideia que alguns anos depois a coreografia de sua equipe estaria estrelando memes na internet, muito menos que a música tradicional tocada nos funerais casaria tão bem com uma batida eletrônica. A música que faz a trilha sonora e prepara o usuário para a troca de cenários nos memes da "dança do caixão" é um sucesso do ano passado, ‘Astronomia 2K19’, do produtor musical italiano Stephan F.


Fonte: O Globo.com

Postar um comentário

0 Comentários