MARANHÃO REGISTRA MORTE DE CRIANÇA DE 2 ANOS PELO VÍRUS H1N1 CHEGANDO A TRÊS O NÚMERO DE ÓBITOS EM 2020. E SES INFORMA QUE SOBE PARA 15 O NÚMERO DE CASOS CONFIRMADOS NO ESTADO. Veja:
A Secretaria de Saúde do Maranhão (SES) afirmou nesta quarta-feira (11) que registrou o óbito de uma criança de dois anos, diagnosticada com metapneumovírus e Influenza A (H1N1-2009).
Segundo a SES, medidas de prevenção foram adotadas para os cinco idosos que tiveram contato com o paciente. Entre as medidas, administração da medicação Tamiflu, conforme protocolo, e orientação para vacinação.
Ainda de acordo com a secretaria, a vigilância da influenza é composta pela vigilância sentinela de síndrome gripal (SG), e de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em pacientes hospitalizados.
Até o início de março, o Maranhão já havia registrado nove casos de H1N1 em 2020, com uma morte. Em relação à higiene preventiva, as recomendações que o órgão faz são similares às de prevenção ao coronavírus, como lavar as mãos várias vezes ao dia e utilizar o álcool em gel. A criança não teve o nome nem endereço revelados.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou nesta quinta (12) que subiu para os 15 casos de H1N1 confirmados no Maranhão. Outros dois casos suspeitos estão em investigação.
Segundo a SES, tratam-se de duas crianças que deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento do Araçagi. Após a notificação, houve coleta de material e iniciada a medicação específica, conforme protocolo do Ministério da Saúde.
Na última quarta (11), uma criança criança de dois anos morreu após ser diagnosticada com a doença. Cinco idosos que tiveram contato com o paciente foram medicados.
Até o momento, três pessoas morreram pelo vírus H1N1 no Maranhão, em 2020. Em relação à higiene preventiva, as recomendações que o órgão faz são similares às de prevenção ao coronavírus, como lavar as mãos várias vezes ao dia e utilizar o álcool em gel.
Fonte: G1.MA
0 Comentários