‘PACTO PELA PAZ’ DO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO. SAIBA O QUE É, COMO FUNCIONA E QUEM SÃO OS REPRESENTANTES DE VITÓRIA DO MEARIM

‘PACTO PELA PAZ’ DO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO.
SAIBA O QUE É, COMO FUNCIONA E QUEM SÃO OS REPRESENTANTES DE VITÓRIA DO MEARIM
COM O OBJETIVO DE PROMOVER DE FORMA VOLUNTÁRIA A APROXIMAÇÃO ENTRE A SEGURANÇA PÚBLICA E O CIDADÃO, ACONTECEU NESTA QUARTA FEIRA 7 DE AGOSTO ÀS 9 DA MANHÃ NA CÂMARA DE VEREADORES DE VITÓRIA DO MEARIM, A CERIMÔNIA DE EMPOSSAMENTO DOS MEMBROS DO CONSELHO COMUNITÁRIO DO ‘PACTO PELA PAZ’ VITORIENSE. FIRMANDO ASSIM O COMPROMISSO DO GOVERNO DO ESTADO COM OS MUNICÍPIOS MARANHENSES EM PROMOVER A PAZ SOCIAL, A CULTURA DOS DIREITOS HUMANOS E DO RESPEITO ÀS LEIS, ATRAVÉS DO PROGRAMA ‘PACTO PELA PAZ’ DO ESTADO DO MARANHÃO.
O EVENTO CONTOU COM A PRESENÇA DE AUTORIDADES DO LEGISLATIVO MUNICIPAL VITORIENSE O Sr Walder Nolasco, Elmaceny Gomes, Célio do Conjunto e a Srª Dely Matos. CONTOU TAMBÉM COM AUTORIDADES POLICIAIS, ENTRE ELES O MAJOR QOPM Fábio Araújo Carvalho – Comte. do 36º BPM em Viana. O Cap. Eduardo Ferreira – Conte. da 3ª Cia. Em Vitória do Mearim. O Dr. JOÃO Firmo Neto – Delegado de Vitória do Mearim e do Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Vitória do Mearim, Sr. João Teixeira. IMPRENSA E REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL VITORIENSE.
FORMADO POR 7 MEMBROS TENDO COMO PRESIDENTE A Sr.ª LUZIMAR BRITO LIMA, TAMBÉM FORAM EMPOSSADOS: FRANCISCO SÉRGIO CORREA (VICE PRESIDENTE), DEIVISON ANDRADE (1º SECRETÁRIO), MARIA DA GLÓRIA DA SILVA PEIXOTO ( 2ª SECRETÁRIA), JOSÉ RIBAMAR MORENO NETO (DIRETOR DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS), JONAILTON MIRANDA MACIEL (CONSELHEIRO) E ANTONIO CARLOS CORREA (CONSELHEIRO).



O OBJETIVO AGORA É O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES QUE BUSQUEM A APROXIMAÇÃO ENTRE AS FORÇAS POLICIAIS; CIVIS E MILITARES E OS CIDADÃOS VITORIENSES.

COMO SURGIRAM OS CONSELHOS PELA PAZ?

OS CONSELHOS COMUNITÁRIOS PELA PAZ. FORAM INSTITUÍDOS ATRAVÉS DA LEI 10.387 DE 21 DE DEZEMBRO DE 2015. SÃO ASSOCIAÇÕES DE COOPERAÇÃO VOLUNTÁRIA CONSTITUÍDAS POR PESSOAS DE UMA MESMA COMUNIDADE, QUE SE REÚNEM PARA DISCUTIR E PROPOR SOLUÇÕES CONJUNTAS AOS PROBLEMAS RELACIONADOS À SEGURANÇA E DEMAIS DIREITOS SOCIAIS, A FIM DE PROMOVER UMA CULTURA DA PAZ, COM RESPEITO ÀS LEIS E AOS DIREITOS HUMANOS.

O QUE É?
O Pacto Pela Paz é um programa criado pelo Governo do Maranhão mediante a Lei de nº 10.387 de 21 de dezembro de 2015, cujo objetivo é a promoção da paz social, da cultura dos direitos humanos e do respeito às leis.
O Programa prevê, no âmbito da Segurança Pública, ações de promoção do bem estar da população através da efetivação de uma polícia de proximidade.
O Policiamento de Proximidade tem como fundamento a descentralização dos conflitos da polícia, com discussão resolutiva local dos problemas. Sua implantação objetiva promover a aproximação entre policiais e cidadãos, e reduzir os indicadores de criminalidade a partir da ação policial qualificada.
No âmbito social, o Pacto prevê ações de prevenção social voltadas para a população de áreas identificadas como críticas em termos de criminalidade, de modo a reafirmar direitos e dar acesso a serviços públicos essenciais.
Nesse contexto, são destacadas ações relacionadas à prevenção, tratamento e reinserção social de usuários de substâncias psicoativas.
Como suporte às ações previstas, o Pacto Pela Paz prevê a ampliação do efetivo policial, a valorização a carreira policial, a capacitação permanente dos agentes de segurança pública na filosofia de polícia de proximidade e  o reaparelhamento das unidades policiais, sejam civis ou militares
QUEM FAZ PARTE?

O Programa tem como órgãos diretores as Secretarias de Estado de Segurança Pública e de Direitos Humanos, contudo, a transversalidade necessária de suas ações, exige a participação de uma rede de atores dos mais diversos segmentos.
Cabe destacar, a participação da população mediante os Conselhos Comunitários pela Paz.

Postar um comentário

0 Comentários