De janeiro ao fim da primeira metade de dezembro, foram registrados 109 casos de meningite no Maranhão, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O órgão confirmou, ainda, que, desse total, 35 casos resultaram na morte dos pacientes. A estatística deste ano se aproxima dos 112 casos registrados no ano de 2018. Já em 2017, foram confirmados 129 diagnósticos.
O caso mais recente de morte por meningite meningocócica no Maranhão foi registrado na madrugada dessa segunda-feira (16), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da área Itaqui-Bacanga, em São Luís, de uma paciente que não teve identificação divulgada. Por causa do diagnóstico, as famílias e demais pessoas que tiveram contato com essa vítima estão sendo acompanhadas por profissionais e devem receber medicação para a quimioprofilaxia, seguindo Protocolo do Ministério da Saúde.
Essa recomendação é feita porque a meningite, seja causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas, pode ser transmissível pelo ar através de tosses e espirros. Dos 109 casos confirmados no estado, 21 foram de doença meningocócica (bacteriana), com oito óbitos; 23 foram de meningite viral com uma morte; e 65 foram de outras etiologias, com 26 óbitos.
Com as chuvas ficando mais frequentes na região, a SES alerta que, durante esse período chuvoso, costuma aumentar as chances do aparecimento de doenças respiratórias como meningite e influenza. Por conta disso, a Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, chama atenção de professores de escolas, creches e funcionários de ambientes com muita aglomeração para adotar medidas de prevenção.
O que é meningite?
A meningite é um processo inflamatório das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas ou por infecções. As meningites virais e bacterianas são consideradas as mais importantes, já que podem ocasionar surtos.
A doença é transmitida pelo contato direto e prolongado por meio das secreções respiratórias entre pessoas infectadas, assintomáticas. Entre os sintomas, estão dores de cabeça, febre alta, vômitos, rigidez na nuca, pequenas manchas avermelhadas na pele. Em crianças menores de um ano, irritações e choro constante são sintomas da meningite.
No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, ou seja, com a expectativa de notificação de casos durante o ano, sendo esperados casos de meningite bacteriana durante o inverno e das virais no verão.
Tratamento
Após a constatação de alguns sintomas, os pacientes devem procurar imediatamente atendimento médico para a realização de exames laboratoriais que confirmem a doença. Assim que confirmado, o caso deve ser notificado à Vigilância Epidemiológica Municipal para medidas de controle imediato.
Segundo a SES, a vacinação contra meningite para bloqueio está indicada em situações em que haja a caracterização de surto da doença.
0 Comentários