O jovem enxadrista vitoriense, Kaio Cruz Mendes, de 13 anos, embarcou para a Cidade de Blumenau, em Santa Catarina, na tarde desta terça-feira (26), para disputar a competição de xadrez nos Jogos Escolares da Juventude - JEJ.
Kaio se dedica ao esporte desde os nove anos por incentivo de um de seus irmãos. "Eu comecei porque meu irmão já jogava em projetos em Vitória, e ele me ensinou", contou o aluno da Escola Municipal Maria Celeste Barros, no Bairro Manijituba.
Para Kaio, o JEJ é um momento em que espera ser desafiado. "Estou muito animado em competir. Espero que seja desafiador, sabe? Eu gosto muito de desafios". Kaio, que em sua primeira competição oficial, no Jems 2019, trouxe a medalha de ouro para Vitória, contou ainda quem são os seus ídolos no xadrez: "os irmão Rafael e Nicolau Leitão, o Mikail Tal e, é claro, o Bobby Fisher".
Kaio que está acompanhado do seu irmão Bruno Mendes, contou com ajuda da Prefeita Municipal Dídima Coelho para custeio de toda viagem incluindo passagens, hospedagem e uniforme para competição.
"Esta é a primeira vez que um estudante e atleta vitoriense participa da competição nacional. "Assim como em nossa gestão foi a primeira vez que participamos do Jems", Agora estamos na expectativa para que ele aproveite bastante a oportunidade e traga a tão sonhada medalha". declarou a Prefeita.
A competição
Maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. A competição foi criada pelo COB em 2005. O formato do evento é dividido em três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, e uma etapa nacional, com ambas as categorias, reunindo mais de seis mil atletas dos 26 estados mais o Distrito Federal.
O evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil. A fase nacional tem 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling.
As etapas regionais são disputadas por cerca de 1.100 atletas. Nelas são definidos os classificados do basquete, futsal, handebol e vôlei para a fase nacional de Blumenau, nas duas categorias etárias. Com informações da Ascom.
0 Comentários