O Ministério Público avisou nesta Quarta Feira dia 25, que deverá entrar com uma ação para derrubar na Justiça o Concurso Público da cidade de Viana-Ma, que está sendo feito pela empresa Crescer Consultoria. Desde a última segunda-feira, estão sendo feitas inscrições para o certame.
A informação é do próprio procurador geral da prefeitura de Viana, Hilberth Carlos, que recebeu do Ministério Público da cidade que nos próximos dias será dado entrada um pedido para derrubar o concurso. Ele fez o anúncio em sua rede social.
O procurador avisou que o Ministério Público informou que a empresa Crescer Consultoria tem condenação já na Comarca de Zé Doca e o edital prevê que a banca examinadora não poderá ter sofrido condenações na Justiça. Ele recomendou que os candidatos não façam suas inscrições.
Hilberth Carlos também disse que recomendou ao prefeito Magrado Barros que anule todo o processo e escolha uma nova banca examinadora.
A empresa Crescer Consultoria é investigada por possíveis esquemas em concursos públicos. Em agosto, a Justiça suspendeu o concurso público da Prefeitura de Açailândia devido a uma série de irregularidades na licitação e no edital do certame, que estava sendo realizado pela empresa Crescer Consultoria, que também está fazendo o concurso de Viana, contratada pelo prefeito Magrado Barros.
Ao avaliar editais de licitação para contratar empresa responsável pela realização de concurso público, o MPMA constatou uma série de semelhanças, especialmente, relacionadas aos requisitos de habilitação dos concorrentes e até erros ortográficos. As características se repetem de modo idêntico ou muito semelhante em todos, com pequenas diferenças.
“Não coincidentemente, em todos esses procedimentos licitatórios sagraram-se vencedoras apenas duas empresas, ora a Crescer Consultorias LTDA, ora o Instituto Machado de Assis, instituições que, ao que indicam os autos, atuam em conluio junto a municípios maranhenses, logrando vencer todos os certames dos quais participam”, avaliou Malheiros.
Um exemplo foi o edital lançado pelo Município de Fortaleza dos Nogueiras cuja descrição de qualificação técnica é idêntica ao lançado pelo Município de Brejo de Areia. Ao final dos referidos certames, foram vencedoras a Crescer Consultorias e Instituto Machado de Assis, respectivamente.
Na ACP, o Ministério Público do Maranhão destaca que o conluio entre as duas empresas se torna mais evidente quando comparados os editais dos últimos certames dos Municípios de Tuntum, São Domingos do Azeitão, Paço do Lumiar, Santa Inês, Açailândia, Caxias, Raposa e Riachão. Em todos os casos foram vencedoras a Crescer Consultorias ou o Instituto Machado de Assis.
Fonte: J.M
0 Comentários