FABRICANTE COMEÇA A TESTAR NOVO MODELO DE AERONAVE QUE BATERÁ ASAS EM PLENO VOO. Veja:
A próxima geração de aeronaves pode estar muito mais próxima das aves do que em todos seus 100 anos de história, ao menos é o que acredita a Airbus. O fabricante europeu está trabalhando em um novo conceito de asa inspirado nos albatrozes.
O projeto prevê que as pontas das asas se dobram em pleno voo, aumentando a eficiência aerodinâmica, assim como permitirá reduzir as cargas enviadas pelas asas a fuselagem. O conceito de articulação semi-aeroelástica poderá reduzir o arrasto e o peso total das asas, além de combater os efeitos da turbulência.
“Quando existe uma rajada de vento ou turbulência, a asa de uma aeronave convencional transmite enormes cargas à fuselagem, exigindo que a base da asa seja fortemente reforçada, acrescentando peso”, explicou Jean-Brice Dumont, vice-presidente de engenharia da Airbus.
ARTICULAÇÃO SEMI-AEROELÁSTICA
Conhecida como AlbatrossOne, uma aeronave experimental controlada remotamente realizou seus primeiros voos para provar o conceito básico. Os projetistas devem conduzir mais uma série de ensaios, antes que um demonstrador, baseado no A321, seja desenvolvido.
O modelo foi construído a partir de polímeros reforçados com fibra de carbono e fibra de vidro, bem como componentes de fabricação de camadas aditivas. O teste inicial do AlbatrossOne examinou a estabilidade do demonstrador com as pontas das asas travadas e completamente destravadas.
“Embora as pontas das asas articuladas não sejam novas, os jatos militares as empregam para permitir maior capacidade de armazenamento em porta-aviões, o demonstrador da Airbus é a primeira aeronave a testar [o conceito] em voo, batendo as asas para aliviar os efeitos das rajadas de vento e turbulência”, explicou Tom Wilson, engenheiro da Airbus Filton, no Reino Unido.
Veja também: https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/aviao-inspirado-em-uma-aguia-e-apresentado-pela-airbus_4466.html
Fonte: Uol.Com
0 Comentários